Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O autismo e a inclusão de todos - relato de uma mãe

A presença de um autista na família necessita a inclusão de todos. Os irmãos sentem a pressão que os cuidados com o autismo exige. 
Não raro, eles amadurecem mais cedo, se sentem impotentes e se esforçam sobre humanamente para tentar agradar os pais. 
É importante manter uma rede de apoio entre amigos e familiares que acolham esses irmãos de autistas para que tenham a oportunidade de aprender a conviver com tolerância à deficiência, porém com oportunidade de construir sua própria história.




Relato de uma mãe de autista que vê sua filha mais nova crescer e amadurecer muito rápido:

"Minha filha caçula sempre me presenteia com suas frases que me fazem chorar e refletir sobre o que ela passa ... Um dia fez alguns desenhos em umas folhas de caderno(diz ela que era um livro)e uma das paginas estava assim:
  • Minhas amigas tem muito medo da minha irma,por causa dos sons diferentes que ela faz(minha autista e não verbal)!
Esses dias atrás ela me disse que queria ser como a irma dela...pois ai eu me dedicaria a ela o tempo todo... Tento explicar o quanto a amo, mas na cabeçinha dela amo mais a irma... Tadinha... Ela se sujeita a ir no circo, cinema, sorveteria e lugares assim com a mãe das amiguinhos, pois sabe que comigo, por causa da irmã mais velha, é quase impossível.
Aprendeu tudo muito rapido... É muito independente. ..E não e que ela seja muito hiper mega esperta não. .. É porque não tive tempo de ficar atrás dela... mimando e paparicando..."
Katia Regina Gonçalves 

Não se culpe, não desanime, não se desespere. Viva cada momento. Lembre-se que se você tem um filho autista e um neurotipico é para que você consiga atingir um nível de maturidade gigante. Difícil é encontrar equilíbrio, mas em compensação o amor é em dobro.
Acredite no poder que você tem. Valorize sua capacidade de dar conta de tudo. Também, não se cobre pelo que aparentemente "não deu certo". Às vezes é justamente esse desvio de percurso que faz com que tudo aconteça de forma plena para todos. 
Beijo muito carinhoso. Fiquem com Deus.



KenyaDiehl 
Autista asperger, mãe de autista,
Empresária, escritora e blogueira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário